
O processo de demissão sempre é um momento de muita fragilidade emocional, afinal isso desestrutura toda uma família, projetos e estabilidade social, deve ser feita da maneira mais respeitosa possível, e de preferência pessoalmente.
Na tentativa de gerenciar o estresse da demissão algumas empresas tendem a comunicar seus funcionários por e-mail ou ligação, solicitando que procure o RH da empresa ou contabilidade para efetivar o desligamento.
Hoje os tribunais já têm aceitado demissão por mensagens de WhatsApp, visto que com a pandemia esse tipo de comunicação se popularizou e tornou meio hábil de comunicação entre empregado e empresa.
Sempre é necessário frisar que os termos usados na comunicação da demissão devem ser claros, inofensivos e em tons cordiais. As empresas cada vez mais tentam se adequar para uma demissão humanizada, com uma abordagem que respeite trajetória desenvolvida do funcionário, sempre frisando em tornar a situação menos desconfortável possível, diminuindo os danos emocionais.
Os pontos positivos de se realizar uma demissão humanizada é preservar o bom relacionamento entre empresa e trabalhador, fortalecendo o clima organizacional da empresa, confiança, respeito e empatia pelo funcionário que passa a vivenciar muitas das vezes um cenário não esperado de desemprego.
Embora esse termo tenha ganhado forças no século XXI, ele surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, quando ocorria desligamentos em massa. Um processo de demissão bem realizado pode ainda manter o funcionário como consumidor da empresa ou da prestação de serviço, tudo dependerá da experiência obtida como equipe, às pessoas não costumam manter relações com empresas que se sentiram ofendidas ou prejudicadas.
Listamos algumas atitudes presentes na demissão humanizada:
- Marque uma reunião com o funcionário: anuncie pessoalmente o desligamento, embora se tenha pacificado outros meios de comunicação, o pessoal ainda é a maneira mais respeitosa de findar qualquer tipo de relação interpessoal;
- Escolha um local adequado: com privacidade e livre de interrupções;
- Esclareça às dúvidas sobre o processo demissão: separe um tempo para realizar a demissão, seja gentil, fale do desligamento com suavidade, retire às dúvidas do funcionário, deixe claro dia da rescisão, local que será realizado, data de pagamento;
- Reconheça o trabalhador: Mostre sua gratidão com o trabalho desempenhado e pontue os pontos positivos que certamente o farão se recolocar no mercado de trabalho;
- Trate o funcionário como gostaria de ser tratado: Sabemos que o mercado de trabalho é rotativo utilizar da empatia em todo o processo de demissão e as palavras certas nesse momento faz toda a diferença, tenha paciência o funcionário pode estar com animus alterado.